Água na Boca

Crônicas sobre pratos, restaurantes que frequento(ou que os donos me deixam entrar...) e as peculiaridades de quem pilota um fogão como se "pilotasse um Jet-ski no meio de uma pororoca". Se você quiser, enviar sua receita especial para ajudar a "alimentar" este aquário do blog é só mandar.

Começo o água na boca, com água na boca. Galeto assado!

"O Brazeiro" é um restaurante especializado em galetos. Quando era criança meu pai me levava até lá para buscar um belo frango assado. O melhor que conheço até hoje. Posso dizer que cresci no cheiro da brasa do carvão e dos galetos assando, além de carnes, cebolas, farofas, polentas crocantes... E agora que não sou mais um frangote eu mantenho a deliciosa tradição de buscar um galeto assado no "Brazeiro". Bom divertimento.




"Galeto de Macumba"



- Freitas, hoje eu quero um galeto e meio!

- É prá já, Mauzinho! Ô Zé! Prepara um galeto e meio caprichado para o Mauzinho!



Domingo, quando a gente não sabe o que fazer de almoço aqui em casa, a melhor opção é buscar um frango assado no Brazeiro. Depois é só complementar com arroz e farofa. E pra acompanhar, de entrada, uma caipirinha de pinga do alambique do Sêo Ditinho Barreiro, lá de Águas de Lindóia, interior de São Paulo.

- Mauzinho. Pode ser assim?

- Assim como Freitas?

- É que esse galeto tem uma coxa só. Daí você vai levar um galeto e mais este que tem só uma perna...

- Lógico! Vou sair no lucro! Em vez de uma sobrecoxa, duas! Pode embrulhar.

Mas no que o Freitas começou a embrulhar os dois frangos, quer dizer, quase dois frangos assados, eu comecei a estranhar...

- Ô Freitas?

- Sim Mauzinho.

- Antes de você embrulhar, espere um pouco. Por que esse aí tem só uma coxa, hein?

- Ah, Mauzinho... Aí é com a granja que fornece os galetos. De vez em quando vem algum assim...

- É estranho não é não Freitas?

- Mas se você quiser eu pego só meio frango e...

- Calma... Deixa-me pensar...

- Enquanto isso eu vou devolvê-los para a brasa, para que não se esfriem. Quer um pouco daquela caipirinha feita com a Seleta pra pensar melhor?

- Ótimo!

Enquanto bebia a caipirinha, observava o frango "perneta" na brasa da churrasqueira, ao lado dos outros normais, com todas as coxas. E o tempero especial fazia o frango "suar", pingando na brasa e perfumando o ambiente.

Então, surgiram as primeiras reflexões penosas sobre o caso:

"- Será que ele sofreu no galinheiro por ter uma só perna? Será que perdeu a perna tentando escapar da perseguição de algum gato? De alguma onça? Em alguma briga com outro galo? Em uma rinha de galo? Meu Deus! Então eu vou adquirir um produto que é fruto de contravenção? O que vão pensar quando a viatura da polícia parar em frente de casa? Pior: vai que ele estava escalado para a macumba do terreiro ao lado da granja..."



- Mauzinho. Posso embrulhar então?

- Freitas, foi você quem me disse uma vez sobre uns terreiros de candomblé vizinhos da granja?

- Ah... Mas faz tanto tempo que nem existem mais? Vira e mexe, meu primo que ainda trabalha lá na granja tinha que resgatar os galetos assaltados. E às vezes acontecia assim... voltava algum faltando a asa, outro uma coxa...

- Sei não Freitas... Não sei se eu levo um galeto com deficiência... Imagina o preconceito que ele sofreu no galinheiro? As galinhas evitando um relacionamento mais íntimo com ele? Vai saber se ele não foi abusado sexualmente por um outro galo mais forte e perdeu a perna?

- Você é quem sabe Mauzinho... Vou trocar este por um meio galeto de verdade.

-É melhor assim, Freitas.

Voltei a tomar o resto da caipirinha e já estava sacando o cartão do bolso para pagar quando toca meu celular:

- Alô?

- Alô Mauzinho? É sua esposa. Pode fazer o tom normal de voz...

- Diga, o que você quer?

- Eu só queria lembrar você de que ao invés de um galeto é melhor comprar um galeto e meio pra garantir, porque a mamãe também vai almoçar com gente hoje.

Desliguei apavorado. – "Minha sogra vem almoçar!".

- Ô Freitas! Eu sei que você vai ficar irritado comigo, agora que o frango e meio já está embrulhado, mas mudei de ideia. Vou querer levar aquele galeto perneta e, por favor, embrulhe em separado porque é dedicado especialmente a uma pessoa que é carne de pescoço...

                                                                                                                               Mauzinho 2012




 


Nenhum comentário:

Postar um comentário