domingo, 18 de novembro de 2012

"Avenida Vinte e seis de Maio"



Vinte e cinco de Março, XV de Novembro, Nove de Julho. Todas avenidas movimentadas, conhecidas, enfim, grandes avenidas, grandes datas. Por falar em grandes datas, outro dia dirigia meu carro em pleno feiradão pela Avenida Vinte e três de Maio, quando percebi sua grandeza, sua beleza, sua importância unindo o Norte e o Sul de São Paulo.

- Putz! Por causa de três dias ela poderia se chamar: Vinte e seis de Maio! Data de meu nascimento!

 


Tanta gente me pergunta aqui na Vila Clementino "Onde fica a Vinte e três de Maio?", "Como se faz para entrar nela?"...

Fui pesquisar e fiquei logo sabendo o porquê do nome:
Recebeu este nome em referência ao dia em que foram mortos os estudantes Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo (conhecidos pelo acrônimo MMDC em 23 de Maio de 1932, com ligação a Revolução Constitucionalista de 1932).

Então é isso! Mas teria sido o Mirgaia algum parente de meu amigo Guilvan Miragaya? Dráusio por acaso seria o Dráusio Varela? Camargo... Zeca Camargo! Não, viajei demais aqui nessa 26 de Maio. Mas por que esses estudantes não se rebelaram em vinte e seis de maio? Teria sido constitucionalmente mais digno e revolucionário esperar mais três dias para morrer e em 1967, após trinta e quatro anos eu nasceria e ficaria sabendo que existe uma rua com a data de meu aniversário! Vou agora mesmo escrever ao novo prefeito, o Fernando Hadadd, para que mude o nome desta avenida. Mas espera aí, pensando bem, essa avenida fica sempre congestionada durante a semana e até aos sábados e Domingos. O que os motoristas xingam essa avenida não é mole, dizem tudo quanto é palavrão! E além do mais, saber que recebeu este nome por causa da morte de quatro estudantes? Sei não... Pensando bem, vou pedir assim ao Hadadd:

 



"Estimado Prefeito de Sampa:

 

Venho por meio desta, deste humilde cidadão, daquela vinte e três de maio e daqueles quatro estudantes do MMDC lhe pedir que crie uma nova travessa, construa alguma ruazinha, travessinha qualquer, de trânsito pacato, fácil de se estacionar o carro, enfim, nem que seja uma travessa de travessurinha, de menos de cinquenta metros com o nome de "Travessa Vinte e seis de Mauzinho" em homenagem a um cidadão cuja data de aniversário foi três dias depois de uma importantíssima data da história de São Paulo..."


Mauzinho 2012

 

2 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkk! Grande Mauzinho, dei muita risada com essa, e valeu pela homenagem! Eu parente de Miragaia? Vai saber, né? muito bom adorei e quem sabe algum dia você não ganhe uma mrecida rua em sua homenagem ou quem sabe uma praça? Não ia ser ruim! Abraços

    ass.: Guilvan Miragaya

    ResponderExcluir
  2. Praça Mauzinho? Já pensou?

    - Então combinado. A gente se encontra na Praça Mauzinho.
    - Na Mauzinho? De jeito nenhum... Lá só tem bêbado!

    Abração Guilvan!

    Mauzinho

    ResponderExcluir