segunda-feira, 5 de novembro de 2012

O Mágico de Ócio

 
 
 
 
 

Copacabana. Onze da manhã de uma segunda-feira. Estava no Rio de Janeiro para um Congresso da Caixa Econômica Federal e como as palestras só começariam ás sete da noite, aproveitei para pegar uma praia, afinal, a verba era gordinha e desta vez dava pra curtir a Cidade Maravilhosa. Caminhava no calçadão, próximo ao Copacabana Palace, quando uma mulher me chamou á atenção:

- "Que ridículo! Aquela mulher está com roupa social em plena praia de Copacabana! Meu Deus!"

Espera... Eu conheço aquela figurinha! Não é possível! Em pleno Rio de Janeiro fui logo encontrar alguém conhecido? É a Dorothéia, Gerente de Serviços do antigo departamento onde eu trabalhava. Só poderia ser ela mesma, vestida desse jeito, debaixo de quase quarenta graus em plena praia de Copacabana! O pessoal do setor tinha até um chavão pra ela. Um não, dois: "Dorothéia, não falta nem com diarréia!". Ou então, "Dorothéia, trabalha até ficar com cefaléia!". O pior de tudo é que eu vou ter que ajudá-la. "Um ato de solidariedade pode se transformar em uma bela promoção de cargo". É isso mesmo Mauzinho, vá lá e boa sorte!

Fui auxiliar a Dorothéia, que estava vestida com uma calça social, camisa branca com a gola da cor do blazer estilo "Pastora da Igreja Universal", sapato alto e uma pasta 007. A workahoolic se esgoelava para caminhar na areia fofa de Copacabana.

- Olá, Dorothéia! Veio para o Congresso da Caixa você também?

- Mauzinho! Que calor terrível faz aqui! Ajude-me, por favor!

- Calma. Muita calma nesta hora. São onze e pouco da manhã e as palestras só começam ás sete da noite. Eu lhe ajudo a encontrar o Hotel em que você se hospedou.

- Mas eu já deixei as malas lá no Hotel.

- E por que você está vestida assim? Roupa social! E essa pasta cheia de documentos?

- Não são documentos, Mauzinho. São manuais normativos da Caixa.

- O que? E esse cachorrinho? É seu assistente?

- Ah, você estava aí, sua danada! Nunca mais fuja de mim!

- É sua esta cadelinha Yorkshire? Você conseguiu trazer uma cadela pra cá, neste calor insuportável?

- Não tinha com quem deixar... Então, Mauzinho, eu queria saber se você conhece o procedimento do manual RH031.013 - MANDATO ELETIVO. Você quer ler e daí...

- Calma, Dorohtéia. Nós estamos em plena praia... Eu queria apresentar o Rio de Janeiro pra você, esta é...

- Olha, aqui está. Página duzentos e cinqüenta: O cliente no caso deve fazer o que?

- Dorothéia, por favor, está um calor de quase quarenta graus!

- Mauzinho, nem vem. O pessoal disse que tem coisa que só você sabe. Dizem que você é mágico!

- Mágico? Você me deu uma boa idéia...

- Isso, Mauzinho. Qual é a idéia? O que devo fazer? O cliente vai até a agência hoje à tarde! Estou desesperada! Faça alguma coisa!

- Dorothy, quer dizer, Dorothéia, o Mágico aqui está de Ócio. Sou um Mágico de Ócio, vagabundagem pura!

- Mas, Mauzinho...

- Não tem mais Mauzinho. Vamos até aquele quiosque, debaixo de uma sombra para fazermos absolutamente nada. Nothing! Niente! Nula!

- Mula?

- Vamos Dorothy... Você já está delirando debaixo deste sol de quase quarenta graus!

Levei Dorothéia para debaixo de uma bela palmeira perto num quiosque da praia.

- Dorothy, quer dizer, Dorothéia, em primeiro lugar, tire estes sapatos.

- Como tirar os sapatos? Você é o Mágico Mauzinho, deve me ajudar a...

- Nananinanão! Não vou ajudar coisa alguma! Sou o Mágico de Ócio! Tu tem memória fraca hein?

- Você está louco Mauzinho?

- Sim, Dorothéia. Muito louco pra encontrar o homem da lata...


- Não é Homem da Lata. No filme Mágico de Oz é Homem de Lata!

- Pouco importa, estando gelada é o que interessa. Hei, ô da lata! Eu quero duas latinhas bem geladas... E me dê uma daquelas maiores pra minha amiga Dorothéia... Essa tá precisando encher a lata!

Mauzinho 2012

2 comentários:

  1. Maurício, como é que eu faço para ir para o Rio de Janeiro a trabalho???? rs... aliás, eu sou do tipo que se pudesse, iria trabalhar de tênis, legging e camiseta!

    ResponderExcluir
  2. Rio de Janeiro eu não sei, agora, o Rio de Piracicaba fica pertinho daí certo? Essa parte de viajar para o Rio á trabalho pela CEF foi justamente a da ficção...

    Abração!

    Mauzinho

    ResponderExcluir