segunda-feira, 29 de outubro de 2012

"Fazendo carnaval por muito"

"Fazendo carnaval por muito"


Que dia aquele! Notas baixas no boletim, reclamações na reunião de pais e mestres e pra completar quebrei o vaso de porcelana da sala de estar! Um mal estar geral em casa. Clima de ditadura, de Chico Buarque. Fui recorrer à discoteca de meus pais e lá estava dando sopa um vinil do Chico, "poeteiro" como eu. A música? "Quando o Carnaval Chegar"
Enquanto na cozinha rolava uma briga entre meu pai e minha mãe, eu escutava o disco do Chico...
Meus pais na cozinha:
- Eliana, seu filho não estuda, não faz uma coisa que preste! Não se mexe pra nada!
- Guilherme, por que você diz "seu filho? O Mauzinho não é só meu, ele também veio de você! Mas que parece que ele está em outro mundo, isso parece!
Na vitrola, eu escutava a música...
"Quem me vê sempre parado, distante
Garante que eu não sei sambar
Refrão: Tô me guardando pra quando o carnaval chegar"

E na cozinha...
- Você vai ter dinheiro pra pagar reforço escolar de matemática, ciências e português ao Mauzinho?
- E vale a pena investir num vagabundo como ele?
Que raiva eu sentia! Estudei pra burro no período de provas! Inclusive português, matemática e ciências. No toca-discos a obra de Chico:
"Eu to só vendo, sabendo, sentindo, escutando
E não posso falar
Refrão: Tô me guardando pra quando o carnaval chegar"


Na cozinha, eu era o prato cheio para discussões...
- Guilherme, você sabia que ele andou de libidinagem com a Nádia?
- É... A professora de Ciências me falou... Mas na matemática da questão, se rolou alguma química entre eles deve ter sido apenas uma história, em bom português, não rolou nada físico.
No vinil do Chico...
"Eu vejo as pernas de louça da moça
Que passa e não posso pegar
Refrão: Tô me guardando pra quando o carnaval chegar "

No ambiente da casa onde se preparava as refeições eu alimentava a briga entre marido e mulher...
- E saiba Guilherme que além da Nádia, ele quis beijar a professora de Educação Artística, a Débora?
- A Débora? Aquela de artes? Esse menino é arteiro mesmo!
Na sala de estar, em plena vitrola...
"Há quanto tempo desejo seu beijo
Molhado de maracujá
Refrão: Tô me guardando pra quando o carnaval chegar"

Fervia na cozinha a discussão entre meus pais...
- Você ouviu o que o professor de histórias falou do seu filho?
- Já disse Guilherme. Nosso filho!
- O mestre disse que o Mauzinho é preguiçoso!
O vinil soava a canção de Chico...
"E quem me ofende, humilhando, pisando,
Pensando que eu vou aturar...
Refrão:Tô me guardando pra quando o carnaval chegar"


Meu pai já estava irado com as notícias...
- Ah, mas eu vou dar umas boas chineladas neste menino!
E dá-lhe samba na vitrola...
"E quem me vê apanhando da vida,
Duvida que eu vá revidar...
Refrão: Tô me guardando pra quando o carnaval chegar"


Minha mãe e meu pai, destemperados na cozinha...
- Guilherme, você deve tomar uma decisão.
- Fazer o quê, Eliana?
- Vá lá e fale com ele. Tenha uma conversa dura!
- Sozinho?
Pai e mãe invadem a sala. Chico Buarque canta seus últimos versos antes do sermão...
"Eu tenho tanta alegria, adiada,
Abafada, quem dera gritar...
Refrão: Tô me guardando pra quando o carnaval chegar"


Filho. Suas notas estão baixas e na reunião de pais e mestres foram só notícias ruins e reclamações! Você não tem nada a dizer para nós? Que rumo vai tomar na vida?
-"Tô me guardando pra quando o carnaval chegar!"

Mauzinho 2012
 







 


 

 

 

 

2 comentários:

  1. Mauzinho... o blog tá bom... parabéns, rapá... abraços...

    ResponderExcluir
  2. Valeu Vlado!

    Mergulhe aqui nestes aquários do blog quando quiser. Dizem que mergulhar é bom para quem é meio fânho...

    Abração!

    Mauzinho

    ResponderExcluir