sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

STOP!

 





Pare! Você nunca brincou de Stop ? Não sabe o que está perdendo! As regras deste jogo são fáceis, bem simples. A dificuldade da brincadeira é seguir a risca os regulamentos. Se for a primeira vez que você ouviu falar neste jogo eu explico: dois participantes já bastam para a brincadeira começar. Pegue duas folhas de papel e duas canetas. Divida a folha em colunas e marque no topo delas assuntos como NOME, CEP(ou seja, Cidade, Estado, País) ANIMAL, COR, COMIDA, CARRO, OBJETO e TOTAL DE PONTOS. Depois os dois jogadores colocam dedos, quantos quiserem, e, por exemplo, se forem cinco dedos, conta-se A, B, C, D, E. Então a letra da rodada seria a letra "E". Daí é só colocar o NOME que começa com a letra "E", CEP, animal, assim por diante, todos começando pela letra "E". Quem acabar os quesitos mais rápido grita "STOP!" e todos são obrigados a parar de escrever. Cada acerto vale dez pontos e se jogadores colocarem nomes iguais, cada um receberá cinco pontos. Ganha quem fizer a maior pontuação. O fato é que na minha infância toda vez em que eu jogava Stop a contagem dos pontos ficava sob averiguação e julgamento.

- Mas tomate é fruta!

- Não valeu!

- E fruta não é comida?

Animal com "k". koala. Pronto! Mais discussões.

- Koala é com "C"! Menos dez pontos!

Cresci, fiquei mais velho e nunca mais brinquei de Stop, parei, agora parei mesmo, "Stopped!". Mas, recentemente, num aniversário da minha sobrinha fui convidado a participar deste jogo. Hoje, algumas mudanças foram adotadas, novos temas como nome de novelas e filmes, bandas de rock... Mas um tema me chamou bastante a atenção:

- MSE? Filha, o que é MSE?

- Vai dizer que você não sabe papai? MSE quer dizer Minha Sogra É?...

- Aaaaaaahhhhhh... Vai ser moleza! E não só neste quesito da sogra, mas também no quesito dos nomes. São seis anos trabalhando na Caixa Econômica Federal, digitando nomes de todo este Brasil, vai ser baba... Pelo menos em NOMES e MSE eu me garanto!

Começa a brincadeira. Primeira rodada, a letra sorteada foi "L". Todos pensando concentrados nos temas começados por "L".

- Stop! – grita minha sobrinha.

- Mas já minha sobrinha? Tá bom.

Todos começaram então a falar suas anotações. Nome com "L":

- Lothário!

- Pai, não é começando com a letra"O" a letra é "L". E otário não é nome é adjetivo.

- Mas gente, eu li hoje mesmo num dossiê de habitação lá na Caixa, Lothário! E digitei Lothário Lo-thá-rio com "L"!

- Valeu este nome gente?

- Não, não valeu!

- Menos dez pontos!

Próximo assunto, MSE Minha Sogra é...

- Louca, ladra, lobisomem, lástima, linfomaníaca...

- Pai, calma. Uma só qualidade já bastava.

Na próxima rodada a letra foi "S". Todos pensativos. A rodada estava demorando mais que o normal, até que eu consegui completar o último quesito que faltava, animal com "S".



- STOP!

- Mas já tio?

- Então vamos ver os resultados. Nome com "S":

- Sandraque!

- Ê pai. É Mandrake e Mandrake é com "M". A letra era "S".

- Mas turma, outro dia eu digitei um contrato de habitação e lá estava anexado o RG, CPF e tudo do cliente, o nome dele era SANDRAQUE, com "que" no final em vez de "K".

- Pessoal, valida ou não?

- Não!

- Menos dez pontos!

- Gente, desse jeito eu paro com este STOP! Eu paro!

- Calma tio. Vamos ao quesito MSE Minha Sogra é?

- Sapatão, Sexomaníaca, Surucucu, Selvagem, Sucuri!

Na rodada com a letra "U" uma desgraça. Uma eternidade para finalizar, tanto que ninguém chegou a gritar STOP! . Foi acordado terminar a rodada cuja maioria não tinha conseguido preencher o quesito MSE, somente eu havia feito a proeza.

- Vamos lá. Nome com U

- Urubulino!

- Dessa vez passa vai.

- Ufa! Até que enfim vocês aceitaram um nome meu!

- MSE Minha sogra é?

- Um cú.

- Que é isso tio?

- Desculpa moçada, foi mal, peguei pesado né...

- Não é isso tio. É que não pode ser assim, duas palavras, é uma só... Entendeu?

- Ah, sim. Mas eu tenho outras aqui.

- Você tem mais pai? A gente não conseguiu uma sequer?

- Olha aqui, minha sogra é: urubu, urutu, ursa, urucubaca, usufruto...

- Chega! Chega! Ê, já tá bom pai.

- Última rodada. Letra "P" na cabeça.

Rodada rápida, em pouco tempo minha filha grita "STOP!"

- Vamos conferir...

-Nome com "P":

- Palmerindo!

- Minha sogra é?...

- Perfeita! Paciente! Paixão! Parceira! Parente!Presente!

Todos ficaram perplexos.

- Pai... Palavrão. Você não colocou nenhum. Tinham tantos com a letra "P"!

- Oi meu genro, querido! Que beleza! Brincando com as crianças?

- Tudo bem sogrinha? A Senhora não morre mais! Estávamos falando de você agora mesmo.

- É sim vovó. Olha só o que o tio escreveu aqui...

- STOP! Pare meu sobrinho! Não faça isso nem brincando...

Mauzinho 2013
 



Um comentário: